
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
ATENÇÃO PARA ESTE PROJETO!

Características gerais: É uma árvore média a alta da mata atlântica úmida, com ocorrência desde o Rio de Janeiro até o Ceará, com predominância nos estados do Espírito Santo e Bahia. Sua freqüência natural na floresta nunca foi muito alta e, hoje, já pode ser considerada rara no habitat. Isto se deve a pequena produção de sementes e a intensa perseguição dos macacos que consomem avidamente suas castanhas. Ocorre quase que exclusivamente nas várzeas e início de encostas em solos de boa fertilidade e bem supridos de matéria orgânica e umidade , porém não ocorre em solos permanentemente encharcados. Apesar de sua altura máxima não ultrapassar 40 m, seu tronco pode atingir 9 m de circunferência. Quando cultivada fora da mata, seu porte não ultrapassa 25 m e sua copa é mais globosa, quando comparada com exemplares da floresta. É considerada uma planta decídua, ou seja, que perde suas folhas no inverno, quer pela menor disponibilidade de água no solo, quer pela menor temperatura nesta época do ano. Na primavera surgem as folhas novas de cor rosa-avermelhada, juntamente com as flores de cor lilás, conferindo à sua copa beleza indescritível. Este espetáculo dura algumas semanas, atingindo o seu auge no final de Outubro e passando lentamente para a cor verde normal. Somente árvores adultas (com mais de 8 anos) exibem esta característica. Existem mais 3 espécies de sapucaia, porém nenhuma com esta característica, apesar de se assemelharem morfologicamente. A sapucaia, contudo, não é a única espécie de árvore a exibir folhas novas coloridas.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
ATENÇÃO PAIS

sexta-feira, 23 de outubro de 2009
ATENÇÃO SENHORES PAIS !
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
TEATRO LUZ & CENA

Bruno, Sandrinha, Hique e Eugênia estudam na 4ª série do ensino fundamental de uma escola. Como toda criança, os quatro tem personalidades diferentes e no final de mais um dia de aula, se deparam com a difícil tarefa de realizar um trabalho escolar sobre drogas. Eles se unem e partem em busca de material de pesquisa. Durante a execução desta tarefa o tempo vai passando, e a cronologia teatral, revela a transformação, nossas crianças já não são mais crianças, agora são adolescentes, prontos para viver todas as novidades que o mundo lhes reserva . Quando tudo terminar estará na hora do vestibular, os quatro já serão adultos, mas as experiências adquiridas nesta viagem serão determinantes para a formação de suas personalidades.
Como consequência de uma série de fatores, sociais ou psicológicos, entram em cena as drogas e seus efeitos, a iniciação sexual está cada vez mais próxima e este grupo de amigos precisará aprender a conviver com novas situações, cada vez mais precoces em nossa sociedade.
O Tempo da Descoberta propõe-se a mostrar de forma lúcida e descontraída a relação de um grupo de amigos que atravessam juntos importantes fases de suas vidas. As passagens da infância para a adolescência e para a fase adulta abordam as transformações e os consequentes questionamentos comuns a todos nós.
ATIVIDADES CULTURAIS:


O Barco Martim Pescador
Para a idealização do barco foi criada uma equipe técnica e após projeto aprovado uma maquete para melhor compreensão do projeto Navegação Ecológica. Após apresentação do projeto para comunidade, o instituto iniciou um trabalho para mobilizar diversas instituições, pessoas físicas e jurídicas para contribuir na realização do projeto. Assim, iniciou-se a construção do barco na Sorenav em Porto Alegre e após 07 meses o Barco Martim Pescador estava pronto para navegar.
O Barco Martim Pescador é utilizado para desenvolver o turismo pedagógico na região e estimular a conscientização através da sensibilização dos estudantes de todo o Vale sobre a importância do Rio dos Sinos para nossa qualidade de vida e como nossa principal fonte de água.
O barco é do tipo catamarã, com 16 metros de comprimento por 6 metros de largura e uma altura de 2,20 metros. Tem um calado de 50 centímetros, capacidade para 58 pessoas 02 tripulantes e 2 banheiros. O barco tem todo o equipamento de som, e todo material didático necessário para desenvolver o trabalho. Para segurança, dos passageiros, o barco possui 06 botes salva-vidas, com capacidade de 10 pessoas em cada e coletes suficientes para todas as pessoas. O barco é totalmente seguro, tanto que a Marinha não exige o uso dos coletes durante a navegação, somente em situação de risco.
O Atracadouro de São Leopoldo, onde o barco permanece por mais tempo, está adaptado para atender pessoas com deficiência, cadeirantes e/ ou pessoas com mobilidade reduzida. Foi construída uma rampa que facilita o acesso até o barco, favorecendo para que toda a sociedade possa usufruir, assim como contribuir para a inclusão social das pessoas com deficiência as atividades diferenciadas.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
REMATRICULAS
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Carta ao Professor

Penso que esta é a oportunidade ideal para agradecer por tudo aquilo o que você faz por mim, por tudo o que me ensina em aula e, também, por tudo de bom que a sua postura séria, honesta e ética sugere a mim e a todos os meus colégas de classe.Acredito que a sua vida seja bastante complicada, com tantas coisas a ensinar, com tantas provas a corrigir, com toda a preocupação em saber se os seus ensinamentos foram assimilados... creio que sejam poucas as profissões que exijam tanto de alguém como o magistério, pois a sua tarefa não termina quando o sinal sonoro indica o fim da aula, e isso torna a sua função um verdadeiro sacerdócio, não é?Sei que às vezes não sabemos reconhecer o seu esforço e a sua dedicação e, assim, peço-lhe desculpas em meu nome e em nome de meus colegas também. Não é por mal, acredite! Mas, este dia me parece uma boa oportunidade para que todos nós façamos uma promessa para nos comportarmos melhor durante as aulas, para sermos mais atentos, e para retribuirmos a sua dedicação com a nossa dedicação.A gente ouve dizer que a vida do professor é muito sacrificada: muito trabalho, muito estresse, pouco respeito e pouco dinheiro... No entanto, quero que esta cartinha toque o seu coração e a sua mente como uma luzinha no fim do túnel, como uma renovação desta sua esperança latente de que, um dia, finalmente, o mundo saberá reconhecer o valor das suas palavras, da sua abnegada dedicação, do seu árduo, nobre e sagrado trabalho. Eu já estou fazendo isso, acredite!Com admiração e gratidão, parabéns a vocês professores!
Autor desconhecido(fonte : www.belasmensagens.com.br)